Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > SISTEMAS DE AUTOMAÇÃO > SISTEMAS DE AUTOMAÇÃO DESENVOLVIDOS EM 2003
Início do conteúdo da página

SISTEMAS DE AUTOMAÇÃO DESENVOLVIDOS EM 2003

PARCERIA PHILIPS/CETELI EM 2003

SISTEMA DE PROCESSAMENTO, ARMAZENAMENTO E APRESENTAÇÃO DE DADOS PROVENIENTES DE SISTEMAS DE TESTE DE DISPLAYS PARA TELEFONES CELULARES

Descrição:

O sistema projetado fez parte de uma estratégia mais ampla, que teve por objetivo a implantação de uma rede automática para realização de testes e acompanhamento da produção das linhas da Philips MDS. Na figura 1 detalhamos, em diagrama de blocos, o escopo dessa estratégia.
Os sistemas de teste mostrados na figura 1 foram confeccionados através de projetos separados. No ano de 2002 foi iniciado o projeto de um sistema de teste para o Display DCT4, finalizado em abril de 2003. Esse display é um modelo que trabalha apenas com duas cores. Em 2003, estava prevista a realização do projeto do sistema de teste do display Popeye, um display que trabalha com múltiplas cores. Gradativamente, em função do interesse da empresa, foram confeccionados os sistemas de teste para os outros displays que se encontravam em linha de produção.
O escopo desse projeto englobou a confecção do aplicativo para leitura e armazenamento de dados, a especificação e implementação do banco de dados, para armazenamento de informações da produção, como número de unidades produzidas e defeitos verificados na produção, e, por último,  a confecção do aplicativo para tratamento e apresentação dos dados coletados a partir dos sistemas de teste, utilizando ferramentas de controle estatístico de processo.

Equipe:

  • Cícero Ferreira Fernandes Costa Filho (Coordenação)
  • Vicente Lucena de Ferreira Júnior
  • Orlens da Silva Melo
  • André Luís Duarte Cavalcante

 

SISTEMA DE TESTE PARA O DISPLAY POPEY

Descrição:

Os parâmetros elétricos do display modelo Popey fabricado pela PHILLIPS MDS eram testados através de um sistema desenvolvido em fábricas do grupo situadas no exterior.  A funcionalidade desse sistema consiste em indicar se o produto foi rejeitado ou aceito.
Neste projeto desenvolveu-se um sistema capaz de avaliar os parâmetros elétricos desse modelo de display, com base no estudo do sistema já existente. A funcionalidade do novo sistema permitiu a identificação dos tipos de defeitos constatados nos displays. O escopo do projeto envolveu desenvolvimento de software, desenvolvimento de hardware e desenvolvimento mecânico.  Sucintamente, pretende-se atingiu-se os seguintes objetivos:
a) Conheceu-se o sistema de teste de displays existente, através de um trabalho de re-engenharia, gerando documentação sobre o mesmo.
b) Desenvolveu-se o protótipo de um novo sistema de teste capaz de informar se o produto foi rejeitado ou aceito, e, também, de indicar, no caso de rejeição do produto, qual o tipo de defeito que motivou a rejeição do mesmo, através de mensagem escrita em um display.

Equipe:

  • Manuel Augusto Pinto Cardoso
  • Orlens da Silva Melo
  • Franklin Silva de Souza
  • Ozeney de Souza e Silva
  • Hillerman Ferreira Osmídeo Lima
  • Sheila Furtado Farias
  • Ana Socorro Mota Figueiredo
  • José Valdivino Coelho da Silva
registrado em:
Fim do conteúdo da página